segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ciave encerra série de comemorações dos seus 33 anos


Na última sexta-feira (30/08), o Centro Antiveneno da Bahia (Ciave-BA) encerrou a série de atividades comemorativas referente ao seu 33º aniversário de criação com um seminário e a inauguração das novas instalações do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (Neps) e do Jardim de Plantas Venenosas.



Ao longo da semana, técnicos e estagiários do Ciave participaram de campanha de doação de sangue promovida pelo Centro junto à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), num ato de solidariedade e como forma de estimular a doação a partir da mobilização da equipe.



Na sexta-feira, estiveram presentes entre os convidados para a comemoração dos 33 anos do Ciave a ex-diretora do Centro, Daisy Schwab Rodrigues; o professor Eustáquio Linhares Borges, farmacêutico-bioquímico e responsável pela criação do serviço junto à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab); representantes da Companhia de Polícia Ambiental (Copa), da Diretoria de Vigilância à Saúde (Divisa) e do Centro de Valorização da Vida (CVV).

A ampliação das instalações objetiva melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelo Ciave, que funciona anexo ao Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). O Jardim de Plantas Venenosas, importante no auxílio à identificação de plantas causadoras de envenenamento, passou a ocupar um espaço mais amplo e ganhou mais nove espécies. O Neps, por sua vez, ganhou novos consultórios, permitindo um melhor acolhimento aos seus usuários.

De acordo com a coordenadora do Neps, a psicóloga e psicanalista Soraya Carvalho, o serviço é voltado ao atendimento de pacientes com depressão grave e risco de suicídio e, atualmente, é referência na Bahia e tem exportando o modelo para outros centros no Brasil. Soraya ressalta que as atividades do Neps incluem orientação ao paciente e a família dele, bem como a preparação de equipes de saúde.

O Ciave “é um centro de referência na área de Toxicologia. Um serviço especializado. Nosso principal papel é orientar, desde a parte preventiva e primeiros-socorros até o diagnóstico e tratamento. Tanto para a população, quanto para profissionais”, afirmou o diretor do Centro Antiveneno da Bahia, Dr. Daniel Rebouças.

O Ciave foi o segundo centro de informação e assistência toxicológica (Ciat) implantado no país a partir da criação do Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas (SINTF, hoje SINITOX), sendo, atualmente, um dos sete serviços do gênero na região Nordeste e único na Bahia. Entre os profissionais que atuam no Centro estão biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e veterinários.

Com um atendimento médio diário de 20 casos, nas mais de três décadas de atuação, o serviço já registrou mais de 160 mil atendimentos. Além disso, já capacitou mais de 6.000 médicos e enfermeiros, mais de 15.000 agentes comunitários de saúde e de endemias, além de oferecer campo de estágio para estudantes da área de saúde.

Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário